MÊS DA ASA

Em Manaus, FAB recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Solenidade contou com participação de autoridades civis e militares das Forças Armadas e Auxiliares
Publicada em: 03/11/2023 11:26
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Bento
Edição: Agência Força Aérea

A Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN) recebeu, no dia 27/10, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro. A solenidade teve como objetivo reverenciar a contribuição dos aviadores e da FAB para a segurança e o desenvolvimento do país.

A Sessão Solene foi presidida pelo Deputado Estadual Delegado Péricles Rodrigues do Nascimento (PL) e contou com a participação de autoridades civis e militares das Forças Armadas e Auxiliares. A condecoração foi proposta pelo Deputado Estadual João Luiz Almeida da Silva (Republicanos).

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e o Comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Brigadeiro do Ar Raul Carlos Câmara Borges, no ato representado pelo Subcomandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Ricardo Luiz Pereira, receberam uma placa alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. 

O Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David, agradeceu a homenagem e aproveitou a ocasião para lembrar da trajetória do Tenente Aviador Waldir Paulino Pequeno de Mello, nascido em Manaus em 1922 e voluntário que ingressou na Força Aérea para prestar apoio no esforço de guerra na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Nesse momento solene, prestamos homenagem ao único representante piloto do Amazonas na Segunda Guerra, um jovem que faleceu nos céus de Tarquínia (Itália), com apenas 22 anos. Em nome do Tenente Waldir, estendo minha homenagem a todos aqueles que pereceram na sua atividade profissional em prol da integração desse imenso território brasileiro, em especial com os desafios amazônicos”, afirmou o Oficial-General. 

O Deputado Delegado Péricles destacou o apoio da FAB nas ações que proporcionam saúde e cidadania à população amazonense. “É um reforço mais que necessário ao nosso estado que demanda carinho e atenção tendo em vista suas dimensões continentais e uma realidade distinta. Isso só poderia ser realizado com o conhecimento, experiência e eficácia dos dedicados homens e mulheres que fazem a nossa Aeronáutica. Parabéns à Força Aérea, parabéns aos seus militares e muito obrigado pela dedicação ao nosso povo!”, expressou o parlamentar.

A Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN) abrilhantou a solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino dos Aviadores. 

Durante a cerimônia, 12 militares da GUARNAE-MN receberam reconhecimento ao significativo trabalho desenvolvido em favor da sociedade amazonense na missão de defender o espaço aéreo brasileiro e garantir a soberania nacional.

Fotos: Sargento Pardo e Soldado Daniel Leão / GUARNAE-MN